13/03/10

Leiam com carinho:

A informática nos dias atuais tem ganhado relevância, inclusive na Educação Infantil. As crianças, desde a mais tenra idade fazem suas próprias descobertas e mergulham no mundo da tecnologia em busca do novo. Refletir, conhecer, aprender e inventar podem fazer parte das aulas de informática levando a criança a descobrir o outro e a si mesma como parte de um processo tecnológico em constante transformação.
Utilizar as novas tecnologias é um desafio para o educador que necessita estar disposto a aprender para que possa disponibilizar um espaço propício à aprendizagem e à construção de novos saberes.

Importantíssimo!

Na Educação Infantil, na faixa etária de 2 a 5 anos, o contato com o computador e com outras tecnologias avançadas não é imprescindível e por isso também não devem ser forçadas. Mas se tais tecnologias já fazem parte do cotidiano da criança (no lar, na escola ou na casa de colegas), e ela demonstra interesse ou curiosidade, então deve-se avaliar qual o conteúdo mais apropriado a ser disponibilizado. O que não se deve, é deixar de planejar bem as aulas e realizá-las com muita dedicação! O planejamento é o fio da meada. pois é quando sentamos, estudamos e anotamos tudo o que será preciso para ajudar na construção do conhecimento de nossas crianças diariamente. Por isto, precisamos estar sempre lendo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, obras de pensadores brilhantes como Piaget, Vigothysky, Paulo Freire dentre outros e livros didáticos.

Uma homenagem para minhas abelhinhas e aos zangões:

Pesquise aqui: