22/11/10

Atenção!!!


 

Seminário apresenta resultados de pesquisa nacional sobre crianças e adolescentes indígenas
 
O Centro Indígena de Estudos e Pesquisas, a Secretaria de Direitos Humanos e o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente promovem, de 25 a 27 de novembro, em Brasília, o II Seminário sobre Direitos e Políticas para Crianças e Adolescentes Indígenas. No evento serão apresentados os resultados preliminares de diagnóstico de 2010 sobre a violação de direitos e a atual situação de crianças e adolescentes indígenas.

POR Mariana Roca Sírio-3°ano Magistério-Escola Estadual Prefeito Joaquim Pedro Nascimento


 

APRENDIZADO PARA A VIDA TODA!!!

Educação infantil não é luxo e muito menos apenas um local para as crianças ficarem enquanto as mães vão trabalhar. Segundo Dioclécio Campos Júnior, presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria, o crescimento e o desenvolvimento do ser humano tem como ciclo prioritário e decisivo os seis primeiros anos de vida. Neste período, o cérebro cresce quase que totalmente e sua estrutura se diferencia em funções que permitem o desenvolvimento da inteligência, da aprendizagem, a capacidade de lidar com estímulos afetivos.
A criança precisa, no entanto, estar num ambiente que a estimule. “Na creche, espera-se que tudo o que a criança faça tenha sido pensado e organizado para sua faixa etária, desde o espaço até materiais e brinquedos. Em casa, mesmo com a mãe, é mais difícil isso acontecer”, diz Ana Maria Felice, orientadora da Escola Carlitos (SP).Para Marcelo Cunha Bueno, diretor da Escola Estilo de Aprender, a educação infantil não pode se resumir a cuidados. “Durante muito tempo, ela foi vista apenas como um espaço para a criança ficar em segurança. Mas é preciso haver uma combinação disso com um projeto pedagógico”, diz. É fazer com que a hora da refeição não seja simplesmente um momento de a criança se alimentar. “A educação infantil é a base em que se estabelecem as primeiras relações com a coletividade, com a língua. A criança entende que pode produzir cultura e ter acesso a ela. Ela percebe que o que produz não é só um processo, tem resultado. Aprende o valor do outro, o limite, o significado a respeito do mundo, dela mesma e a importância de cada coisa que acontece na vida dela", afirma Marcelo.
Retirado Do Endereço:
http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI71320-15153,00.html
Por: Lais De Cássia - 3ºANO - E. E. Prefeito Joaquim Pedro Nascimento


                                             Criança e Carinho... 
A Educação Infantil, traz uma nova roupagem, privilegiando a construção do caráter, a formação pessoal, a capacidade de enfrentamento das mais diversas situações, o respeito às diferenças, enfim a formação global da criança para que ela se prepare par ser um adulto consciente dos seus direitos e deveres.
A criança, quando chega à escola, deseja ser amada, acolhida, aceita e ouvida. Quando ela se satisfaz em todas as suas expectativas ou na maioria delas, desperta para uma vida de curiosidade e de aprendizado. Cabe ao professor organizar esse espaço de busca e interesse das crianças.
A infância é uma etapa muito importante para o indivíduo porque é a fase em que ele passa por uma adaptação progressiva ao meio físico, cujo objetivo é o equilíbrio entre o “eu” e o “outro”. Segundo Piaget (1985), “educar é adaptar o indivíduo ao meio social ambiente”. Cabe à Educação Infantil, então, propiciar essa inter-relação da criança com o mundo, de maneira lúdica e prazerosa, de forma a possibilitar que esse equilíbrio seja desenvolvido por ela e cujas conquistas refletirão por toda sua vida.

Fonte: www.portaleducacao.com.br
Feito por: Kamilla Lincoln Cordeiro

Uma homenagem para minhas abelhinhas e aos zangões:

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