21/05/11

Aos professores, futuros professores e professores de matemática

   Resolvi fazer este post para atender a um pedido especial. 
   Quero esclarecer que hoje possuímos na internet, várias coleções que auxiliam o professor em sua prática pedagógica.
    Seja um professor reflexivo, atenda seus dicentes com olhos de pai/mãe. Certamente, partindo deste princípio, suas aulas serão prazerozas. Na escola existem professores Hienas: aqueles que só lamentam seus salários, os comportamentos dos alunos, a falta de estrutura física e até o contexto social em que a escola se insere. Tenho pena de professores assim....
     Certa vez,  uma  "professora" que é minha aluna, escreveu em seu Diário de Bordo(meu instrumento de avaliação) o que tinha a ver o curso que faz com o conteúdo que leciono. Refleti com minhas colegas de trabalho, para as quais passei a dúvida da aluna, se seria a hora de convidá-la a se retirar do curso. A votação foi unânime e todas decidiram que seria a hora de convidá-la a não participar do curso. Porém, veio a mim uma dúvida que repassei: e se fosse eu? Será que gostaria de estar em  uma aula onde penso que sou expert?
     Diante desta proposta resolvemos ignorar, veja bem: ignorar aqui não é deixar de cumprir o papel de mediador do conhecimento. É levar em conta que cada um com sua história age de acordo com sua ignorância.
     Perceberam? Imagine se assumise uma postura diferente? Eu estaria contribuindo para que mais um professor mal preparado trabalhasse com a fase mais encantadora de um ser: a Educação Infantil.
     Eu só espero que não seja a minha função a de levá-la a "enxergar"  que as palavras passam mas, o exemplo arrasta.
     Pois bem, pressuposto, quero relembrá-los da função de mediadores de conhecimentos e não depositantes. Ame o que faz, pois no fim tudo se resolve.
     Chegamos ao final do ano, muitas vezes; até com anemia, pra dar conta de tantos compromissos e nos sentimos fadigados. Mas, vale a pena quando somos lembrados como: a professora mais bacana da escola. Acredite, é gratificante.
    Finalmente, deixo abaixo links que serão úteis para aqueles a quem amo: meus professores.
Beijocas!!!   
Andréia Sena

20/05/11

Uma mensagem aos Homens de 30, 40 e principalmente, aos cinquentões

Quem é  esse
que me vê com olhos de poeta,
e que guarda nos lábios
os desejos das filhas dos homens?
Quem é esse
que me arrebata os pensamentos no inverno,
mas transforma em inverno
todas as estações do ano?
E as palavras?
E o perfume?
E esse jeito de transformar
o mundo brincado?
Quem é esse
que eu busco na solidão?
e o descubro
rodeado por uma multidão?
Quem é ele?
Um homem? Um sábio?
Um sonho?
Uma perda da razão?
(Aline Paz/retirado de: www.mensagensvirtuais.com.br)

17/05/11

Oi galera!!! SAUDADES!!!

O Diário de Bordo  deste bimestre (2º) não poderá ser manuscrito. deverão ser entregues em cd-room ou dvd-room. Não se desesperem pois iniciaremos as aulas do POWERPOINT. E dentro deste contexto aprenderemos muitas "cositas mas". Beijocas..... e até lá!!! 

Uma homenagem para minhas abelhinhas e aos zangões:

Pesquise aqui: