14/04/11

DÚVIDAS SOBRE O DIÁRIO DE BORDO!

Ô desespero que vocês adquirem quando falo estas palavrinhas mágicas!
Mas, aí vai uma dica que considero fundamental: SEJA VOCÊ MESMO.
Não deixe de pesquisar material para o diário de bordo, ele enriquece seu trabalho e demonstra seu interesse. Fico decepcionada quando recebo aqueles diários com pouco conteúdo, poucas idéias e assim pouca nota.  Isso é reflexo do aluno que acima de tudo não ouviu nada do que foi conversado ou debatido durante as aulas, que mesmo sendo poucas são bem proveitosas. Esta forma de avaliar é mais atual que conheço antes, claro, das avaliações on-line.
Então, mãos à obra!!! Certamente seus rascunhos te ajudarão muito neste trabalho. Não se esqueça de ler o que escreveu, corrigindo os erros ortográficos, é inadmissível um futuro educador que não escreva bem.
Abaixo esclareço de uma vez por todas a diferença entre capa e folha de rosto:
http://pt.scribd.com/doc/7021549/Modelo-de-Capa-e-Folha-de-Rosto
Agora é só clicar aqui e fazê-las. Beijocas!!!
Andréia Sena


A VERDADE SOBRE: PLANO DE AULA

Se há uma coisa que nos deixa com a cabeça quente é o  PLANO DE AULA. Então para tirarmos de vez todas as dúvidas tenha em mente sempre o seguinte:
# Plano de aula é diário, não deve ser feito com uma semana de antecedência, porque a Educação Infantil é uma caixinha de surpresas. a não ser que seu plano seja digamos, relativamente numa dimensão que deva ser trabalhado o ano inteiro tal como: Identidade, autonomia. Mesmo assim, eu sugiro que se faça um projeto.
#Inicie com o nome da Escola, turma, seu nome, Data e indique o tema que será trabalhado.
#Tema é o que no Ensino Fundamental e Médio chamamos de Conteúdo, ou seja, é o que será trabalhado com as crianças neste dia.
#Separe bem os objetivos do desenvolvimento.
 Objetivos estão relacionados as habilidades que desejamos que a criança alcance (naquele dia). Comece sempre pensando assim: Com esta aula a criança irá... :Identificar, desenvolver, incentivar, estimular, partilhar, diferenciar. E não haverá erro.
#Desenvolvimento: Neste campo você irá relacionar todos os seus passos, seja minucioso, imagine-se da chegada à saída das aulas, subscreva nele as estratégias que pretende usar. Não estime tempo. Pode ser que você use mais tempo nas artes do que no movimento. Embora creches têm horários pre-estabelecidos para as refeições e o banho, norteie-se então por eles. Mas não determine que a aula X começará às 9:00 e terminará ás 9:20, se precisar mudar de espaço não "corte" a atividade pelo meio, é uma falta de didática enorme, negocie previamente aquele espaço para que isto jamais aconteça.
#Materiais didáticos: Para planejar você precisou de pesquisar, escrever, e passar para o papel tudo aquilo que idealizou não é? Então, agora é a hora de identificar o que você usou e usará, caderno, caneta, computador, papel chamex, bola, peteca, corda, tinta, lápis de cor, boliche, bambolê.... Faça com atenção e jamais se esqueça de separar o material que é de uso coletivo(professores) antes de começar a trabalhar. Assim você evita que seu pedagogo ou até mesmo o diretor chame sua atenção  por sair da sala(ou espaço) e deixar as crianças sozinhas.
#Avaliação: Como nosso assunto aqui é Educação Infantil, tenha a avaliação como seu suporte de trabalho, deixe para preenchê-la em casa ou no final da aula, porque nela você vai anotar, se as estratégias que usou foram capazes de promover o conhecimento da criança, anote também o nome das crianças que tiveram mais dificuldades em certa atividade da quele dia, suas falas, suas indagações.

LEMBRE-SE: Não passe de uma etapa a outra das atividades, se uma criança não conseguiu alcançar o objetivo proposto. Em todos os lugares que percorrer na escola ou creche, leve consigo um bloquinho, um rascunho e uma caneta, para anotar os avanços ou fracassos que acontecerem. Este rascunho é fundamental, para que seu trabalho seja, eficiente e exemplar. Você precisará dele para sua avaliação diária  e posteriormente para o registro semestral e anual de cada criança. Deste modo quando o educador do ano seguinte ler, ele a conhecerá e saberá como iniciar seu trabalho.Não se assuste se, de repente, você tiver que mudar seu plano é normal e acontece. Afinal criança tem uma vida e esta sua história pode ser alterada quando há sofrimento que a envolve. Não seja um professor tradicional, inflexível. Diante de um fato extraordinário, uma morte de algum parente por exemplo, você NÃO DEVE prosseguir sua aula como se nada tivesse acontecido. Ao contrário do que pensamos, sofrimento nesta fase se não for considerado pode ser o início inclusive de uma psicopatia. Veja o exemplo do assassino dos alunos da escola do Rio de Janeiro. Leve à coordenação Pedagógia o fato e envolva a criança em atividades que ajude a entender o que ocorreu. Use sempre a linguagem correta e sincera. É neste momento que colocamos em prática a Didática Profissional que adquirimos durante os estudos. 

Uma homenagem para minhas abelhinhas e aos zangões:

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