12/06/11

Diferença entre Planejamento e Projeto

Planejamento - O planejamento é um processo, um conjunto de tarefas que são desempenhadas para alcançar as metas comuns e determinar os objetivos, estruturando a melhor maneira de atingi-los. Dessa maneira, há uma concentração de esforços e utilização de recursos mais eficiente. O planejamento estratégico significa pensar a organização como um todo em sua relação com o ambiente, numa perspectiva de futuro; é ver o todo antes das partes. Criar uma visão de futuro e os meios de alcançá-lo. Daí a importância de analisar o ambiente para definir a missão e escolher as estratégias de ação (posicionamento). O planejamento serve de base para a preparação do plano de negócios e, ainda, para a análise estratégica do objetivo a ser alcançado, ajudando a entender melhor a situação atual e as melhores alternativas ou meios para atingir os objetivos e as metas estipuladas. Os itens principais que contêm o planejamento estratégico são:
-Identidade do processo a ser alcançado (visão, missão e valores); análise do problema, objetivos -etratégicos e estratégias, táticas e plano de ação.
Planejamento (outra definição) - Fase no ciclo do projeto. Função gerencial que engloba a identificação, análise, estruturação de problemas e soluções, a definição de propósitos, estratégias, objetivos, metas, políticas, programas, projetos e atividades, bem como a coordenação das expectativas, crenças, comportamentos e atitudes, a fim de se alcançar de modo mais eficiente, eficaz e efetivo o máximo do desenvolvimento possível, com a melhor concentração de esforços e recursos pela organização.
Plano - Formulação do produto final da utilização de determinada metodologia de planejamento. Documento formal que consolida as informações, atividades e decisões desenvolvidas no processo. Descrição do curso pretendido das ações.
Durante o ciclo de projeto é elaborada uma série de planos diversos. O mais importante é o Plano de Projeto. Planos parciais deste plano podem ser Plano de Comunicação, Plano de Recursos, Plano de Milestones, Plano de Atividades, Plano de Gerenciamento de Riscos, Plano de Transferência (handover), entre outros. Para cada plano podem ser utilizados determinados instrumentos e técnicas para explicitar a sua essência.
Plano de Projeto - É o produto final da fase de planejamento. Trata-se de uma coletânea de documentos que deve estar perfeitamente integrada, de forma a garantir que os vários elementos do projeto estejam adequadamente coordenados entre si. Ele deve servir como base documental para decisões futuras do projeto, por isso deve conter informações consistentes e realistas. A elaboração do Plano de Projeto é uma das principais tarefas do Gerente de Projeto. Este documento deve ser formalmente aprovado pela organização responsá

Sem comentários:

Uma homenagem para minhas abelhinhas e aos zangões:

Pesquise aqui:

A carregar...