No princípio tudo era trevas, então inventaram a projeção da luz e o cinema se fez.
Claro, todos adoramos o cinema, e a escola não poderia deixar de usar também essa tecnologia.
Algumas escolas públicas, do tempo em que a burguesia estudava nelas e o estado investia no ensino dos poucos que a frequêntavam, chegaram ao primor de possuírem grandes anfiteatros com projetores de cinema.
Eu estudei em uma delas! Idos tempos que não voltarão jamais.
Com o passar do tempo surgiram tecnologias mais portáteis, flexíveis e móveis para a projeção de imagens em anteparos fixos, como o episcópio, o projetor de slides e o retroprojetor, dentre outros. (...)
[O episcópio] era usado para projetar as páginas de um livro (coisa rara naquele tempo) diretamente em uma tela, bem como fotos ou quaisquer outros objetos opacos com dimensões compatíveis com o aparelho.
E assim, evoluindo sempre, a tecnologia de projeção chegou ao projetor de slides multimídia, também conhecido como Datashow. É dele que vamos tratar nesse artigo, ou, mais especificamente, dos usos pedagógicos que podemos fazer dele.
Capítulos do artigo:
- Requisitos de hardware para usar o datashow;
- Requisitos “do ambiente” para usar o datashow;
- Requisitos pedagógicos para usar o datashow;
- Uso do datashow como ilha de edição de vídeo;
- Uso do datashow como projetor de slides;
- Uso do datashow como ferramenta interativa;
- Uso do datashow como internet compartilhada;
- Uso do datashow pelos alunos;
- Alguns exemplos de uso possível do datashow em situação de aula;
- Além de usar também é preciso cuidar;
- Conclusões e reflexões sobre o uso do datashow.
CRÉDITOS DE :http://professordigital.wordpress.com/2011/04/06/uso-pedagogico-do-datashow/
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